quarta-feira, 11 de maio de 2011

Velhos Hábitos...LER E ESCREVER

Salve Raça da ILHA...

Estamos retomando as atividades do blog. Apesar de às vezes eu sentir que escrevo para ninguém, tive um pedido de uma amiga da faculdade para voltar com as postagens. Beleza, tamo aí. Mas na realidade este blog é uma ferramenta para que eu treine o hábito da leitura e da escrita, e é lógico pretende informar e divertir de maneira coloquial quem quizer acessar. E é exatamente neste ponto que eu gostaria de chegar, o hábito da leitura e da escrita. Segundo estudiosos, existem três objetivos distintos para compreender a importância do hábito de ler: Ler por prazer; Ler para estudar; Ler para se informar. Através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas, etc. A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental, apesar de muitos não estarem preparados para desenvolver em seus alunos tal hábito.
A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações. O ideal é que se aprenda a ler textos informativos, artigos científicos, livros didáticos, paradidáticos, e etc.
Já o hábito da escrita, esse é fundamental, para a construção do cárater das pessoas, sim, escrevendo as pessoas vão se auto-conhecendo, não sei se este termo é o mais correto, mas essa prática leva as pessoas ao fundo de suas almas e assim acabam colocando no papel, na tela, seus pensamentos mais contundentes e suas vontades mais escondidas. Como em toda a prática, a repetição faz com que o resultado vá melhorando com o tempo.
Sabe-se que nos dias de hoje as pessoas estão lendo cada vez menos, e escrevendo cada vez mais abreviado e errado. Será? Temos uma quantidade de informação cada vez maior, talvez só este fato seja suficiente para que se questione está informação, além do mais as redes sociais, os blogs e a comunicação via email, nos permitem escrever quase que diariamente repetidas vezes. A questão pode estar relacionada então, ao ambiente virtual, ou seja, tudo hoje se torna cada vez mais virtual. Não temos o hábito de ler nem de escrever, porque muitas vezes não temos hábito algum. Nossas vidas estão cada vez mais ficando presas dentro do computador, nosso trabalho depende disto, nossos relacionamentos dependem disto, nossas fontes de informação muitas vezes são fontes virtuais. Pegar um livro, está se tornando coisa de outro mundo, ter um diário, ou escrever de próprio punho, é coisa das cavernas. Minha humilde sugestão, cultive velhos hábitos, converse com pessoas de mais idade, leia os livros guardados no porão, tenha a mente aberta para perceber que existe um mundo aí fora, e que as coisas estão acontecento, goste você ou não...Você pode ter uma surpresa maravilhosa.