terça-feira, 14 de junho de 2011

M&rcad@o Virtu@l.


Está na moda fazer compras coletivas. Este bum dos sites de desconto começou a pouco mais de um ano e não para de crescer desde então. O número de opções cresce quase que diariamente e segundo pesquisas o mercado absorvirá quantos forem surgindo, logicamente que só aqueles que entenderem as cartilhas do jogo. Vender pela internet tem suas peculiariedades e ainda enfrenta certo preconceitos de usuários não tão assíduos a rede. Grandes lojas já conquistaram o respeito do público, e principalmente romperam os tais preconceitos atingindo números expresivos nas vendas on-line. Porém, no caso dos sites de compras coletivas, existem ainda algumas restrições e principalmente questões relacionadas ao público-alvo, pois as ofertas chegam para todos sem nenhum critério.
Estes aspectos estão começando a ser questionados agora e como quase tudo que diz respeito a rede, as pesquisas de mercado acontecem simultaniamente aos fenômenos, ou seja, primeiro lançam o site e com sua continuidade pesquisam seu foco e seu público. O consumidor por sua vez não tem está percepção e só se incomoda quanto a caixa de email está repleta de ofertas inúteis ao seu perfil. É preciso entender este mecanismo de compra, assim como é indispensável o entendimento à respeito dos mecanismos de busca ou pesquisa na internet. O usuário está preparado para entender que ao mesmo tempo que usamos a internet ao nosso bel-prazer, somos usados por diversas empresas, e nossos dados dão consistência a diversas pesquisas de mercado pelo mundo. Hoje a nossa navegação indica para empresas de diversos setores alguns dados que são usados para a publicidade e até para a fabricação de itens de consumo pelas mesmas empresas, mudando muitas vezes a direção de uma campanha, por exemplo.
Não estou levantando nenhuma teoria da conspiração, estou apenas trazendo uma questão que tem que ser percebida, para que possamos cada um a sua maneira começar a entrar dentro desde novo mercado que surge e assim, quem sabe, nos tornarmos consumidores mais conscientes das nossas possibilidades dentro do ciberespaço.